ESQUEMAS MENTAIS

ESQUEMAS MENTAIS

São conceitos ou estruturas elaborados pela mente para organizar e interpretar as informações que recebemos. Esses esquemas mentais têm papel fundamental em como nosso conhecimento prévio interage com novas informações tanto quanto à percepção como quanto à linguagem, pensamento e memória. (Brewer & Nakamura, 1984)

Esse termo ganhou visibilidade e popularização com Piaget, que, ao elaborar sobre os estágios pelo qual a mente de uma criança se desenvolve, denominou dessa forma os moldes mentais nos quais encaixamos as experiências que vivenciamos. Foi através desse conceito que Piaget elaborou dois outros de grande relevância para sua teoria: a assimilação e a acomodação. Quando interpretamos novas experiências com base em esquemas mentais pré-existentes, estamos assimilando novas experiências. Mas, se adaptamos nossos esquemas mentais para incorporar novas informações, então estamos acomodando essas novas experiências. (Myers, 2010)

O fato de que se aprende algo novo com base em experiência prévia constitui um princípio bem fundamentado, estabelecido e comprovado em educação (Tokuhama-Espinosa, 2008 e 2010). Aprendemos incialmente através da categorização, para depois adquirirmos conceitos que se transformam em esquemas mentais que nos permitem entender e participar do mundo que nos rodeia (Tokuhama-Espinosa, 2010). Enquanto armazenamos com rapidez as informações, o processo de consolidação dessas memórias é bem mais longo. Mas, através dos esquemas mentais é possível acelerar esse processo pois consolidamos uma nova memória com base naquilo que já conhecemos sobre determinado conceito ou categoria (Tse et al, 2007).

 


Referências

Brewer, W. F., & Nakamura, G. V. (1984). The nature and functions of schemas. Center for the Study of Reading Technical Report; no. 325.

Myers, D. G. (2010). Psicologia geral.  9ª. Edição. LTC Editora

Tokuhama-Espinosa, T. (2008). The new science of teaching and learning: Using the best of mind, brain, and education science in the classroom. Teachers College Press.

Tokuhama-Espinosa, T. (2010). Mind, brain, and education science: A comprehensive guide to the new brain-based teaching. WW Norton & Company.

Tse, D., Langston, R. F., Kakeyama, M., Bethus, I., Spooner, P. A., Wood, E. R., … & Morris, R. G. (2007). Schemas and memory consolidation. Science, 316(5821), 76-82.

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