Sobre Mirela Ramacciotti

SOBRE

Mirela Ramacciotti

PERFIL

Formei-me em Direito (USP) e obtive minha carteira da OAB. Decidida, voltei-me para minha carreira já iniciada por opção: a de professora de inglês e, tendo todos os certificados requeridos para tanto, obtive minha complementação pedagógica (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e meu registro profissional no MEC. Fui aprofundar meus conhecimentos e alargar minhas opções com uma formação em Tradução e Interpretação (Associação Alumni).

Trabalhei como tradutora jurídica por 3 anos e atuei como professora de inglês por mais de 25 anos.

Depois passei à coordenação de uma escola de inglês para crianças e adolescentes e, na sequência, exerci a direção geral dessa escola por mais de 2 anos.

Paralelamente, estudei muito… iniciei um mestrado na área de Linguística Aplicada na Universidade de Birmingham (distance learning mode) que terminei como Post Grad. Certificate

Mais recentemente, fiz uma pós-graduação lato sensu (Post Grad Dip) em Neurociências e Psicologia Aplicada (Universidade Presbiteriana Mackenzie) após uma introdução muito interessante através de um curso de extensão sobre Neurociências e Educação (PUC-SP). Complementei minha formação nessa área com diversos cursos em plataformas online (MOOC) tanto em neurociências como em psicologia social e em educação e projetos especiais.

Fiz um curso sobre MBHE (Mind, Brain, Health and Education) na Harvard Extension School of Education com a Prof. Tracey Tokuhama-Espinosa finalizado em dezembro de 2016.

Desde 2014 dou palestras e oficinas para o público interessado em Educação e Neurociências, tendo apresentado em congressos, escolas e centros de formação em todo o Brasil e nos Estados Unidos.

Em 2017 iniciei um Mestrado Acadêmico na Escola de Educação da Johns Hopkins University. Lá obtive Certificações em Liderança e Tecnologia em Educação e também em Mente, Cérebro e Ensino. Finalizei essa etapa em 2019, com a obtenção do título de Mestre.

Foi também em 2017 que fundei o Special Interest Group (Grupo de Estudos) em Mente, Cérebro e Educação dentro da Associação Brasileira de Professores de Inglês (BRAZ-TESOL). Desde então, vários professores de inglês têm se beneficiado através de cursos, palestras e materiais dos conhecimentos que a Neurociência voltada para a Educação propiciam.

Em 2020 iniciei um Doutorado em Neurociências e Comportamento na USP (Universidade de São Paulo). Estudo também Distúrbios da Comunicação Humana na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Desde 2014 dou palestras e oficinas para o público interessado em Educação e Neurociências, tendo apresentado em congressos, escolas e centros de formação em todo o Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra e também no Japão, lugar em que fui apresentar um trabalho como ganhadora de uma bolsa especial.

Atualmente presto consultoria para escolas, faço palestras, dou cursos de formação inicial e continuada, realizo pesquisas, escrevo artigos, livros e materiais sempre pelo olhar da Neurociência voltada para a Educação.
Selecione Idioma